Arquiteto, Engenheiro ou Decorador?


      Qual a diferença entre Arquiteto, Engenheiro e Decorador?
Primeiramente, vamos diferenciar Arquitetos e Engenheiros.

     Diante do órgão regulamentador, o CREA, as profissões têm atribuições muito parecidas. Na prática, o que as diferencia é o próprio mercado.

      O Arquiteto é o profissional que cria o espaço a ser construído ou remodela um espaço já existente. Ele estabelece, em conjunto com o cliente, todas as características e necessidades que deverão ser supridas pelo projeto, levando em consideração os seus desejos e as leis e normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores como a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Bombeiros.

      O Engenheiro é o profissional que entra em ação após todos os espaços estarem definidos pelo Arquiteto no projeto arquitetônico. Ele se encarrega de viabilizar estruturalmente o projeto, calculando as partes da estrutura, como os pilares e vigas, além de dimensionar as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Para isso existem vários tipos de Engenheiros, como os eletricistas, civis, sanitaristas e muitos outros.

      Já, com relação aos Arquitetos e Decoradores, as diferenças começam na regulamentação da profissão. Em geral, o Decorador é uma pessoa que aprendeu na prática ou em cursos rápidos, e assim desenvolveu seu senso estético, mas não possui curso superior na área. O profissional que mais se aproxima desta área de atuação é o Designer. Este sim possui formação superior e tem sua responsabilidade técnica garantida por órgãos regulamentadores. Já o Arquiteto possui formação completa e pode fazer alterações mais profundas no imóvel, se responsabilizando por elas.

      De qualquer maneira, tanto o Designer quanto o Decorador são impedidos legalmente de alterar elementos da construção que interfiram estruturalmente ou em suas instalações elétricas e hidráulicas. Em outras palavras, podemos dizer que estes profissionais não devem alterar paredes de lugar ou trocar pontos de luz e água sem que exista um responsável técnico por isso.

      Por isso, antes de construir ou reformar, verifique o tipo de serviço que deverá ser executado e só então contrate o profissional adequado, de acordo com sua área de atuação. Em caso de dúvida, fale com seu arquiteto.



Matéria Publicada na Revista Flash Vip Ed.: 39
Autor: Arq. Glicério Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário