Iluminação de Jardim

LUZES REALÇAM PLANTAS E CAMINHOS DO JARDIM À NOITE


      Antes de escolher as luminárias do seu jardim, lembre-se que spots, projetores ou balizadores desempenham papéis diferentes na iluminação. Veja para que serve cada peça e como ela pode realçar ou tornar mais seguro o seu jardim.
      O importante é definir o clima desejado e desenvolver um projeto que valorize formas e volumes das plantas, visando a harmonia do jardim.
       A luz com foco dirigido é a mais usada atualmente porque permite dimensionar melhor a iluminação para valorizar o paisagismo. Ao contrário dos postes altos, que iluminam grandes áreas e não realçam os detalhes. Além disso, a iluminacão deve ser agradável, sem ofuscar o olhar das pessoas à noite. Por isso, é preciso escolher o modelo adequado a cada situação.
       Opções não faltam no mercado, desde as mais tradicionais até as de tecnologia avançada, que usam fibra ótica ou energia solar. Seja qual for a sua escolha, lembre-se: 

       *Spots e projetores - embutidos ou não -, projetam a luz de baixo para cima, num ângulo de 45 graus e a uma distância de 50 cm do objeto iluminado. Assim, servem para ressaltar árvores, arbustos e espécies podadas - as topiarias. 
  Fonte: Internet
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_kFghiCG8IX8dio5ccCrDNs9e3nIUJVT-m72zKszPrFXWUWleJkQh_p-mBMqDW69VYAZv5emCi4FTIKwVwbLmM9QxFqA1YZYNMD1hF37Z4-DY1cIXzO8jpqc6gb1d_YaTWSDS9m4TeJ4/s1600/jardim-1.jpg

      *Balizadores, com alturas entre 15 e 60 cm, são ideais para iluminar áreas abertas e de circulação, como caminhos, escadas e pistas de corrida. 
 Fonte: internet

       *Os modelos de embutir, tornam-se mais apropriados para rampas, entrada de carros e iluminação externa de segurança. 
 Fonte: internet
      Lindo né?! São ótimas opções para você realçar seu jardim!!!


Fonte: Revista Arquitetura e Construção - Maio/96
Para ler esta reportagem na íntegra procure a fonte citada em bancas ou bibliotecas de sua cidade.

7 comentários:

  1. Poste de Jardim é algo que eu acho magnífico, faço sempre questão de ter alguns no meu jardim, pois fica incrivelmente bonito!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem sobre Iluminação de Jardim, muito bem elaborado esse post. Não só iluminar mas também instalar acessórios como poste de jardim, prolongadores e balizadores deixa os jardins mais bonitos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a iluminação deixa os jardins mais bonitos e com mais vida, vale a pena também comprar poste de jardimpara deixar a decoração ainda mais bela.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo seu comentário e visita no Blog!

    ResponderExcluir