Como escolher cerâmica e porcelanato

  Boa noite amigos!!

  Estive um pouco afastada, devido aos projetos em andamento do meu escritório, mas hoje estou aqui para colocar uma matéria que gera muita dúvida entre meus clientes e amigos: a escolha da melhor cerâmica ou porcelanato para piso e parede.
  Vamos á matéria?!


  É claro que quando vc vai a uma loja de cerâmicas para escolher os revestimentos da sua casa, o que lhe atrai é a beleza das peças e a adequação delas ao seu gosto pessoal. Mas para ter certeza de que o que vc está comprando vai realmente “funcionar” vc deve se certificar que as características técnicas do revestimento são as corretas para o ambiente onde o revestimento vai ser colocado.

   As situações do ambiente que influenciam na escolha da cerâmica correta são:
   a) Parede ou Piso ? Uma parede não tem pessoas ou veículos andando nela. Já um piso tem que suportar pessoas, carros, areia da rua, água … Por isso, cerâmica para piso pode ser usada (em geral) em parede. Mas nunca use cerâmica para parede em pisos.


   b) Interno ou Externo ? Uma cerâmica usada na área externa estará sujeita a sol e chuva, empoçamentos, terra, areia… Logo, deve ser mais”forte” para aguentar estas situações  e não ser escorregadia. Mesmo ambientes internos quando tem contato direto com o externo precisam suportar eventuais contatos com a areia da rua sem riscar.


 
   c) Área molhada ou seca ? Um box deve ser revestido com cerâmicas que suportem bem a grande quantidade de água que vão receber. Elas também não podem ser escorregadias. A cozinha e a área de serviço tbém são áreas molhadas.


 d) Comercial, Industrial, Residencial – Alto ou baixo tráfego ? Por uma loja circulam mais pessoas que na sua sala. Em uma garagem circulam e estacionam carros pesados. Logo, a cerâmica destes ambientes deve suportar tráfego bem mais pesado que a do seu banheiro, por exemplo.


   e) Possibilidade de contato com produtos químicos ? Em uma cozinha há mais chances de derramar líquidos. É tbém, como o banheiro, um ambiente que passa por limpeza mais constante. Logo, uma cerâmica que seja fácil de limpar e dificilmente manche é o ideal.


   Um tanto complicado, eu sei! E não falei tudo, ufa! Por isso sugiro que compre sua cerâmica em uma boa loja onde vc informe qual é a situação do seu ambiente (e não esqueça de informar outras coisas como : Declives , escadas, piscina ou proximidades, etc) e o vendedor e o(a) arquiteto(a) seja capacitado(a) para lhe indicar o melhor revestimento.


 Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br
 Fotos site Eliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário