Percentual de Gastos nas Etapas da Obra


    Boa noite meus amigos!!

    Hoje trouxe uma matéria que muitos de meus clientes me perguntam: "QUANTO IREI GASTAR EM CADA ETAPA DA OBRA?". Sempre utilizo em forma de porcentagem, para ficar mais fácil de entender. É usada apenas para se ter uma estimativa, que poderá variar para mais ou para menos.

    A utilização da tabela de gastos em percentual de cada etapa da obra proporciona um meio que auxilia no controle das contas e uma forma de administrar melhor o dinheiro. Os valores de referência têm base em um projeto arquitetônico de padrão normal, feita de estrutura de concreto armado, alvenaria e algumas diferenças nos acabamentos.


  Os valores da amostragem sofrem variação de acordo como o tipo de projeto arquitetônico, estrutural, acabamentos e desnível do terreno. Estas porcentagens são influenciadas por algumas diferenças, pois com alteração de algum tipo de elemento no material de construção ou do projeto, pode haver uma grande diferença em gasto na etapa.

    Com o auxílio de uma tabela, pode-se controlar de forma mais efetiva, como os gastos da construção estão sendo investidos no decorrer das etapas da obra. Esta tabela proporciona a criação de um plano de controle de gastos conforme o cronograma da obra e ajuda na adequação ao dinheiro disponível para o empreendimento.

Percentual de gastos em cada etapa da obra

     
    Como esta tabela é apenas uma estimativa, recomendo que após a conclusão de todos os projetos, seja realizado por um engenheiro especialista, o Cronograma Físico Financeiro, onde irá descrever todas as etapas da obra assim como seus custos com material.

Até a próxima!! 


Fonte: http://www.monteseuprojeto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário